FINANÇAS

AD PORTS GROUP INVESTE MAIS DE SEIS MILHÕES USD NA EXPANSÃO DE FROTA DE CAMIÕES EM ANGOLA

12/09/2025

O AD Ports Group investiu 6 212 275 USD na aquisição de 30 novos novos camiões e atrelados para expandir o negócio logístico em Angola, no âmbito de um dos cinco acordos assinados está segunda-feira, 25, em Luanda, informa um comunicado do Ministério dos Transportes (MINTRANS).

O documento consultado hoje pela MW PRESS, AD Ports Group (ADX: ADPORTS), facilitador de soluções integradas de comércio, transporte e logística, rubricou cinco acordos com parceiros governamentais angolanos abrangindo a cooperação em áreas como os serviços marítimos, formação, logística, saúde e serviços de carga aérea.

Entre os acordos, destacam-se a implementação de serviços para desenvolver uma Janela Única Logística Digital para o regulador do comércio de Angola, a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), bem como a aquisição de 30 novos camiões e atrelados para o seu negócio logístico em Angola, realizado pela Noatum Unicargas Logistics.

“Nesta primeira fase, o Grupo adquiriu 30 camiões, num valor aproximado de

6.212.275,00 USD”, lê-se no documento do MINTRANS, que destaca o início das operações do Grupo em Janeiro, no Terminal Noatum Ports Luanda e na Noatum Unicargas Logistics, logo após a assinatura dos referidos acordos.

Os acordos, segundo o MINTRANS, foram assinados na presença do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, por parte do Capitão Mohamed Juma Al Shamisi, Director Executivo e CEO do AD Ports Group, e de Salem Ali Shamsi, Embaixador dos Emirades Árabes Unidos em Angola.

Segundo o documento, a intensificação da actividade do Grupo em Angola, onde se comprometeu a investir 250 milhões de USD até 2026 para requalificar e expandir o Terminal Noatum Ports – Luanda, que é o terminal polivalente do maior porto do país, surge seis meses após o início das suas operações em Janeiro.

“As assinaturas hoje realizadas sublinham o nosso compromisso em desenvolver Luanda e Angola como um dos principais polos comerciais da África Ocidental. Com a aquisição da frota de camiões para a Noatum Unicargas Logistics e o desenvolvimento da Janela Única Digital para Angola, bem como com estes Memorandos de Entendimento estratégicos, estamos a implementar projectos transformadores que gerarão crescimento económico duradouro e prosperidade para o povo angolano, no quadro de uma parceria mutuamente benéfica, sob a sábia liderança dos Emirados Árabes Unidos”, afirmou o Capitão Mohamed Juma Al Shamisi, Director Executivo e CEO do AD Ports Group.

Ricardo Viegas D’Abreu, ministro dos Transportes da República de Angola, afirmou:

“Saudamos esta oportunidade para reforçar a nossa relação produtiva com o AD Ports Group,

um investidor de referência em Angola e parceiro estratégico da nossa transformação nacional. Ao modernizarmos e desenvolvermos as nossas infra-estruturas marítimas e comerciais, o AD Ports Group e o Ministério dos Transportes reforçam o comércio na região e consolidam a posição de Angola como verdadeiro motor de desenvolvimento económico e social”.

O acordo da Janela Única Logística e a aquisição da frota de camiões reforçam a presença do Grupo em Angola (centrada no Porto de Luanda, responsável por cerca de 76% do volume de contentores e carga geral do país), além de assegurar o acesso marítimo a países vizinhos sem litoral, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia.

O Terminal Noatum Ports Luanda constitui o principal ponto de apoio da Noatum Unicargas

Logistics, a joint-venture em que o Grupo detém 90% e o parceiro local Unicargas 10%. Esta

entidade está a implementar uma das frotas de transporte terrestre mais modernas de África.

O Grupo aprovou a aquisição de 10 camiões pesados 6x4 de 480 CV, 15 camiões 6x4 de 440 CV, 5 camiões Caixa Fixa 6x4 de 440 CV e 25 semi-reboques de plataforma plana de três eixos para 45 toneladas, com contratos de manutenção de três anos, fornecidos pela empresa angolana Nors Trading SA (Volvo).