SOCIEDADE

26/11/2025

MARCO ROMERO CONQUISTA PRÉMIO GLOBAL DE GESTÃO DE PROJECTOS 2025 

 

O engenheiro aeroespacial angolano Marco Romero foi, recentemente, nos Estados Unidos da América (EUA), distinguido com o Prémio Global de Líder Emergente do Project Management Institute (PMI) 2025, plataforma Global de Gestão de Projectos do mundo.

 

TEXTO: REDACÇÃO MW PRESS

FOTOGRAFIA: CEDIDAS 

 

De acordo com o documento consultado pela MW PRESS, a premiação de Marco Romero coloca Angola no mapa global da gestão de projectos, revelando a capacidade de implementar padrões internacionais (PMBOK) em projectos complexos. 

 

A distinção foi entregue durante o PMI Global Summit, evento realizado de 12 a 15 de Novembro deste ano, no Arizona Phoenix, Estados Unidos da América (EUA), onde foi publicamente reconhecido o contributo central de Marco Romero no posicionamento de Angola nas discussões globais sobre Ciência e Tecnologia Espacial.

 

Romero, lê-se no comunicado, foi reconhecido enquanto Especialista Engenheiro e Gestor de Projectos Aeroespaciais, e Ponto de Contacto Nacional junto do Conselho Consultivos das Nações Unidas para os Assuntos Espaciais. 

 

Para o galardoado, a distinção coloca Angola no mapa passando a ser vista como referência em iniciativas que unem STEAM (Science Technology Engeneering Maths and Arts), inovação e gestão de projectos em África e no mundo. 

 

“Entramos no mapa global de gestão de projectos, mostramos a capacidade de aplicar padrões internacionais (PMBOK) em projectos complexos, tornamo-nos, assim, uma referência em iniciativas que unem STEAM, inovação e gestão de projectos”, afirmou, realçando que a premiação reforça também a credibilidade do capital angolano, incentivando a certificação e formação de profissionais locais, além de demonstrar que os jovens africanos podem liderar projectos de alta tecnologia e relevância global. 

 

Entre outras iniciativas que mereceram a atenção do júri, destacam-se várias investigações sobre a implementação de uma Estação de Pesquisa Análoga no Namibe, Missões Espaciais de Desenho, Construção e Lançamento de Satélites, VANTs e Veículos Espaciais, e programas que integram ciência, tecnologia e gestão de projectos de forma prática e acessível, de onde se destaca o contributo marcante na formação de jovens. 

 

“Marco Romero orientou 30 estudantes ao longo de fases reais de gestão de projectos transformando uma ideia audaciosa numa experiência educativa robusta no âmbito do projecto ‘PMI Angola Chapter Goes to Space’”, realça o documento. 

 

Durante a premiação, o PMI também destacou os restantes nomeados ao prémio, entre eles João Henrique Barbosa Jacinto (Brasil), Tyler Norman (EUA), Lam Thu Nguyen (Vietnam) e Munkhdalai Tumendalai (Mongolia), reconhecendo o elevado nível de compromisso, rigor e inovação.