NEGÓCIOS

GREENFIELD APRESENTA INVESTIMENTOS NA EXPO-HUAMBO 2025

24/09/2025

O Greenfield, Fundo de Capital de Risco, vai apresentar dois projectos da sua carteira de investimentos sustentáveis durante a Expo-Huambo, que começa amanhã, quinta-feira, 25, e encerra no domingo, 28 de Setembro deste ano, e que prevê reunir mais de 300 expositores nacionais e internacionais, conforme informações oficiais consultada pela MW PRESS.

Texto: Redacção MW PRESS
Fotografia: Paixão Lemba

De acordo com o documento, o Greenfield-FCR investe em projectos sustentáveis e estratégicos para a província do Huambo, alinhado com a estratégia de diversificação da economia e com o Programa Emergentes da Comissão de Mercados de Capitais (CMC).

"A conclusão das obras da primeira fábrica privada de medicamentos do País [depois da Independência] e a produtividade dos campos de batata-rena, constituem a carteira de investimentos do Fundo que impactam positivamente a província do Huambo no sector económico e social", lê-se na nota do Greenfield-FCR.

Dos dois projectos em curso na referida província do Huambo, conforme a referida comunicação, destaca-se a Ovihemba – Laboratório Farmacêutico, que é a primeira fábrica de medicamentos do País depois da Independência, que resulta de um investimento de 5,8 milhões de dólares feito pelo Greenfield-FCR.

Depois da inauguração, prevista para o primeiro trimestre de 2026, a fábrica de medicamentos deverá produzir, numa primeira fase, 100 milhões de comprimidos por ano. 

Por outro lado, informa o documento, o Greenfield-FCR desenvolve um projecto orientado para práticas sustentáveis e aumento da produção de alimentos que proporciona assistência técnica e insumos a 46 agricultores no Município do Longonjo, Comuna do Lepí, igualmente, na província do Huambo.

Denominado Campo Verde - Sustentabilidade do Agronegócio, o investimento em recursos humanos e materiais está a permitir a colheita de batata-rena numa área total de cerca de 25 hectares, até Outubro deste ano, informa a nota, sublinhando que o referido projecto conta com a assistência técnica da ADRA - Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, e visa gradualmente reforçar as capacidades dos pequenos agricultores em todo o País.

A presença do Greenfield-FCR na Expo-Huambo configura uma grande oportunidade para quem procura saber mais sobre organismos de investimento colectivo, que constituem uma alternativa relevante para a aplicação de poupanças e gerar retornos ao longo do tempo.

O Greenfield foi o primeiro Fundo de Capital de Risco registado na Comissão de Mercado de Capitais (CMC), em 19/07/2022, com o principal objectivo de oferecer uma alternativa de investimento em Kwanzas, promovendo a diversificação das carteiras e valorização de activos. O fundo privilegia investimentos com impacto social, económico, cultural, ambiental e de boa governação empresarial, alinhados com os princípios ESG.

Deltagest Capital SGOIC A DeltaGest Capital, SGOIC, é uma sociedade de capitais exclusivamente angolana, registada na CMC (001/SGOIC/CMC/09-2021, 8 de Setembro de 2021) com sede em Luanda, que tem sob gestão o Greenfield - Fundo de Capital de Risco.

A Expo-Huambo 2025 inscreve-se na estratégia do Executivo provincial de atração de investimento privado, fortalecimento do tecido empresarial e revitalização do parque industrial local, cujo potencial produtivo se expressa na existência de 202 industriais extrativas, 165 unidades de segmento alimentar, 78 unidades ligeiras e 49 pesadas, assim como, a liderança produtiva da região em três culturas.