NEGÓCIOS

LANÇADA ‘PEDRA’ PARA CONSTRUÇÃO DO DANDE PARK 1

10/11/2025

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, procedeu, esta segunda-feira, 10 de Novembro, ao lançamento da 'pedra' que marca o início da construção do Dande Park 1, Parque Industrial e Logístico N.º 01 da Zona Franca da Barra do Dande, informa a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande.

TEXTO: REDACÇÃO MW PRESS
FOTOGRAFIA: CEDIDAS

De acordo com um comunicado da entidade gestora da Zona Franca de Desenvolvimento Integrado da Barra do Dande, o acto, que foi testemunhado pela governadora da província do Bengo, Maria Antónia Nelumba (anfitriã), marcou o arranque da construção da plataforma integrada que visa posicionar Angola como hub logístico, industrial, comercial e de serviços na Região Austral e Centro de África. 

Para o ministro dos Transportes, o Dande Park 1 é uma plataforma que traduz a determinação de se criar valor acrescentado em Angola como a geração de emprego qualificado, reforço da produção nacional e atracção de investimento privado de longo prazo.

“Este projecto demonstra concretamente que o Estado e o sector privado podem trabalhar juntos de forma articulada e eficiente, com regras claras e governança transparente, para transformar o potencial económico em resultados tangíveis, promover o ‘Feito em Angola’”, sublinhou Ricardo Viegas D’Abreu. 

A Zona Franca da Barra do Dande abrange uma área total de 5.465 hectares, com a primeira fase a incidir sobre 860 hectares, representando um investimento estimado em 1,5 mil milhões de dólares, dos quais uma parte será investida pelo sector privado. Na fase inicial, continua o comunicado, prevê-se a criação de cerca de 21.000 postos de trabalho, com impacto estimado de 1,5% a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos dez anos. 

O conteúdo do comunicado dá conta de algumas “iniciativas-âncora” com destaque para uma indústria de produção de alumínio com capacidade de 120 mil toneladas/ano, que resulta de um investimento de 250 milhões de dólares e mais de 1.200 postos de trabalho directos e indirectos. 

A infra-estrutura oferece ainda Regimes Especiais diferenciados — Fiscal e Aduaneiro, Financeiro e Cambial, Migratório e Laboral — e um Guiché do Investidor (One-Stop Shop), concebido para simplificar os processos administrativos e operacionais das empresas instaladas.

O Dande Park 1 conta com contratos de investimento assinados e projectos em curso, incluindo a Reserva Nacional de Cereais, a Refinaria de Óleos Alimentares e a Plataforma Logística da Barra do Dande.