PORTO DO LOBITO FIRMA ACORDO COM BELGAS COM ‘OLHOS’ NA EXCELÊNCIA OPERACIONAL

O Porto do Lobito assinou, esta semana, em Luanda, um Memorando de Entendimento (MoU) com e o Port of Antwerp-Bruges International/APEC, que vai reforçar a capacidade de gestão daquela empresa pública do sector marítimo-portuário, informa um comunicado.
TEXTO: REDACÇÃO MW PRESS
FOTOGRAFIA: CEDIDAS
Rubricada no seguimento de um encontro bilateral entre o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica (Maxime Prévot), e o ministro dos Transportes de Angola (Ricardo Viegas D’Abreu), o acordo representa um “passo decisivo” no reforço da cooperação entre os dois países no sector dos transportes, como faz referência o documento acima citado.
Válido por cinco anos, o acordo visa reforçar a capacidade do Porto do Lobito em materia de excelência operacional no âmbito da sustentabilidade, digitalização, transição energética, desenvolvimento de terminais, descarbonização, engenharia portuária, formação de quadros e optimização logística.
O acordo, que foi assinado pelo presidente do conselho de administração (PCA) do Porto do Lobito (Celso Rosas), e pelo director de estratégia e desenvolvimento do Port of Antwerp Bruges International (Mario Lievens), cria condições para que o Porto angolano tire proveito do conhecimento técnico, experiência internacional e capacidade formativa das entidades dos belgas.
O acordo “inclui igualmente colaboração no âmbito do desenvolvimento do Corredor do Lobito, enquadrado na iniciativa Global Gateway, com actuação nos domínios da facilitação do comércio, harmonização de políticas, eficiência operacional, desenvolvimento sustentável, transição energética e capacitação institucional”, lê-se no documento.
Segundo o comunicado do MITRANS, o acordo garante também consultoria técnica e estratégica em áreas essenciais para o desempenho portuário, formação especializada pela APEC com programas personalizados para quadros administrativos e operacionais.
Para o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, o MoU representa um avanço significativo na modernização e competitividade do sistema portuário nacional. "A parceria com o Porto de Antuérpia-Bruges traz know-how internacional de excelência, permitindo ao Porto do Lobito acelerar os processos de capacitação, reforçar eficiência operacional e consolidar o seu papel como plataforma logística regional de referência”, afirmou citado no comunicado.
Já o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Maxime Prévot, disse que a colaboração com Angola, e em particular com o Porto do Lobito, reflecte a visão belga com a conectividade global sustentável, inclusiva e baseada em parcerias sólidas. "Este acordo abre caminho a projectos conjuntos que reforçam a eficiência logística, a inovação e a transição energética no sector portuário”, enfatizou, igualmente citado no comunicado.
Relacionados









