ABANC DEBATE FUTURO DO FINANCIAMENTO À ECONOMIA

A Associação Angolana de Bancos (ABANC) promove, esta terça-feira, 18, em Luanda, um debate sobre os desafios e caminhos que podem criar um sistema financeiro mais eficiente e inclusivo capaz de financiar à economia nacional, informa uma nota da organização.
TEXTO: REDACÇÃO MW PRESS
FOTOGRAFIA: DR
Sob o tema “Financiamento à Economia: Desafios e Caminhos para um Sistema mais Eficiente e Inclusivo”, o XIV Fórum de Economia e Finanças debate os caminhos o financiamento eficiente e inclusivo da economia nacional, num evento que conta com participações de referências do Executivo, do Banco Nacional de Angola (BNA), da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), entre outras.
O encontro, que decorre no âmbito da celebração do 27.º aniversário da instituição, visa promover o diálogo multissectorial sobre o fortalecimento do ecossistema de financiamento produtivo em Angola, num contexto em que persiste a inflação, a depreciação cambial, as limitações infra-estruturais e logísticas, bem como a baixa cotação internacional do petróleo.
“O fórum surge num contexto económico desafiante, marcado por factores que afectam a liquidez, a confiança dos investidores e a capacidade de crédito às empresas”, lê-se na nota consultada pela MPW PRESS.
Para reverter o actual quadro macroeconómico, lê-se, a ABANC propõe um espaço de reflexão estratégica sobre a necessidade de canalizar recursos para sectores geradores de emprego, assim como construir um ambiente mais favorável para um ecossistema financeiro mais coordenado, transparente e orientado para o crescimento sustentável.
De acordo com a organização, o encontro conta com intervenções técnicas e painéis de debate dedicados a temas como o diagnóstico do financiamento à economia, os desafios da intermediação financeira tradicional, a diversificação dos instrumentos financeiros e o papel das políticas públicas na dinamização do financiamento produtivo.
A iniciativa pretende formular recomendações práticas que reforcem o papel da banca na promoção de um ecossistema de financiamento diversificado e sustentável, capaz de apoiar o desenvolvimento empresarial, a inovação e a diversificação económica.
Relacionados























