FGC QUER DUPLICAR PROJECTOS FINANCIADOS EM MALANJE ATÉ 2026

O presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, reafirmou a determinação da instituição em duplicar o número de projectos financiados na província de Malanje via garantias de crédito.
TEXTO: MW PRESS
FOTOGRAFIA: CEDIDO
De acordo com uma publicação feita pelo PCA do FGC numa rede social, até agora a instituição já financiou 777 projectos avaliados em 55 mil milhões de Kwanzas, almejando duplicar este número na província de Malanje até 2026.
“O objectivo é duplicar esse número no próximo ano, o que significa que o FGC pretende alcançar aproximadamente 1.554 projectos como resultado da duplicação dos 777 projectos financiados até agora”, realçou à MW PRESS, Luzayadio Simba.
Além disso, esclareceu o administrador à MW PRESS, o FGC está também determinado a cumprir a meta de emitir 1000 garantias públicas em 2025, com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento para o sector empresarial e fomentar a produção nacional.
“A instituição também está a trabalhar para estimular a indústria transformadora em Malanje, de modo que tudo o que for produzido seja elaborado na província”, afirmou o PCA do Fundo de Garantia de Crédito.
Só na referida província, de acordo com a Forbes África, pelo menos 52 projectos receberam garantias de créditos no âmbito da Garantias de Apoio à Produção (GAP), Programa Angola Investe (extinto), Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis (LAPS) e do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial CPDAC), num montante de 22 mil milhões de Kwanzas.




