ICAO APOIA REFORMAS DO SECTOR DA AVIAÇÃO CIVIL EM ANGOLA

A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) reiterou, na quinta-feira, 25, em Montreal, Canadá, total disponibilidade para apoiar Angola na consolidação das reformas em curso no sector da aviação civil e fortalecer a cooperação técnica.
Texto: Redacção MW PRESS
Fotografia: Cedida
A garantia foi dada ao ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, durante a reuniu entre a ICAO e o MITRANS, que juntou o presidente do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Salvatore Sciacchitano, o Secretário-Geral da instituição, Juan Carlos Salazar, e a presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Amélia Kuvingua.
De acordo com um comunicado do MITRANS, a que a MW PRESS teve acesso, a ICAO reconheceu o trabalho desenvolvido pelo sector da avaiação, sobretudo no reforço da segurança operacional, na modernização da aviação civil e no alinhamento com as melhores práticas internacionais.
Por esta razão, o organismos internacional da avaiação civil reiterou a sua total disponibilidade para apoiar o país na consolidação das reformas.
Por sua vez, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, destacou o papel estratégico da aviação civil no processo de diversificação económica e na conectividade regional e internacional. “Após seis anos de implementação das linhas estratégicas para a transformação do sector, Angola dispõe hoje de instrumentos sólidos como a Missão Civil e o Plano Director, que irão consolidar e projectar a nossa agenda para o futuro, com ou sem a nossa liderança”, afirmou o governante.
Salientou, por outro lado, o papel do capital humano na aceleração do desenvolvimento sustentável do sector. “A única forma de acelerar o processo é combinar jovens profissionais com quadros experientes e maduros, garantindo assim a transmissão de conhecimento e a formação de uma geração capaz de liderar o futuro da aviação em Angola e em África”, acrescentou Ricardo Viegas D’Abreu.
Em 2026, o secretário-geral da ICAO, Juan Carlos Salazar, se comprometeu a visitar Angola, em resposta ao convite efectuado pelo ministro dos Transportes.
O Ministério dos Transportes (MINTRANS) é o departamento ministerial, auxiliar do Titular do Poder Executivo, que tem por missão propor a formulação, condução, execução, avaliação e controlo da Politica do Executivo no domínio dos transportes e logística.
Relacionados























